American Staffordshire Terrier (Amstaff)
A raça de cão mais corajosa é a American Staffordshire Terrier. Excelente cão de guarda, integra a força do Buldogue com a agilidade do Terrier. Inteligente e de fácil adestramento o Amstaff, como também é chamado, é extremamente leal ao dono. Também caracteriza-se pela facilidade de adaptação.
Como protetor do lar não há igual, nenhum intruso indesejado irá invadir seu pátio. Feroz com intrusos; cão dócil e amável com a família. Por vezes busca colo e carinho, são cães amorosos e sociáveis. O Amstaff, embora semelhante ao Pit Bull, apresenta um comportamento mais equilibrado.
A fama de comportamento agressivo provém da criação ou herança genética, por isso é importante buscar filhotes com boa genética em criadores conceituados.
Origem da Raça
A raça tem origem no Terrier de Staffordshire criado pelos Ingleses, no século XIX, para lutar contra touros e briga entre cães. Criadores americanos importaram a raça e desenvolveram o American Staffordshire Terrier, que logo assumiu como a melhor raça para briga de cães.
Tempos depois, a inteligência e lealdade da raça com a família, permitiu utilizá-los como bons caçadores de ratos, caça do porco selvagem e perigosos ursos. Era o cão perfeito para ser companheiro de brincadeira das crianças ou atuar no serviço militar. O cão Sargento Stubby foi o cão mais condecorado da história militar norte-americana, sendo herói na Primeira Guerra Mundial.
Em 1936, o American Kennel Club admitiu a raça, que em 1972 foi batizada como American Staffordshire Terrier. Cão dócil e amoroso com a família, inteligente e com 200kg de força na mordida para intrusos e criaturas indesejáveis.